O ensino primário como propaganda do projeto de formação das Associações Cristãs de Moços no Brasil (1893-1929)

  • Anderson da Cunha Baía Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa, Minas Gerais, Brasil.
  • Andrea Moreno Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Palavras-chave: história da educação, ensino primário, Associação Cristã de Moços.

Resumo

O artigo procurou compreender o papel do ensino primário no projeto de formação intelectual das Associações Cristãs de Moços (ACMs) brasileiras, no período de 1893 a 1929. Criada em 1844 na Inglaterra, a associação inseriu-se no Brasil em 1893, na cidade do Rio de Janeiro, por meio do missionário norte-americano Myron A. Clark. As fontes pesquisadas foram: periódicos, panfletos, cartilhas, estatutos e atas. Como uma das ações da formação intelectual, a instituição oferecia o ensino primário – ler, escrever e contar –; no entanto, esse nível de ensino não era o foco principal da ACM. Caracterizava-se como o ponto de partida para a inserção do associado no projeto formador da instituição, uma vez que o alfabetizado poderia se apropriar diretamente do texto bíblico que orientava a formação moral-religiosa, considerada central pela associação.   

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Biografia do Autor

Anderson da Cunha Baía, Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Andrea Moreno, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Publicado
21-08-2017
Como Citar
DA CUNHA BAÍA, A.; MORENO, A. O ensino primário como propaganda do projeto de formação das Associações Cristãs de Moços no Brasil (1893-1929). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 249, 21 ago. 2017.
Seção
Estudos