Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta

  • Valdo Barcelos Universidade Federal de Santa Maria-UFSM-PPGE-CE
  • Sandra Maders Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Uma maneira de começarmos um texto sobre a educação escolar indígena no Brasil é lembrando que, quando aqui chegaram os navegadores portugueses, nos idos de 1500, esse território era habitado por cerca de mil povos diferentes – transcorridos cerca de 500 anos, restam não mais de 200. Mesmo assim, a grande maioria dos brasileiros não sabe que são faladas cerca de 180 línguas diferentes. Este texto resulta de um conjunto de pesquisas sobre a situação da educação escolar indígena e tem como um de seus objetivos explicitar as contribuições de algumas proposições epistemológicas de Humberto Maturana para a edificação de uma educação junto às comunidades indígenas que promova a inclusão social e cultural. Nossas pesquisas têm demonstrado que, para que essa educação escolar indígena aconteça de forma inclusiva, há que se atentar para emoções como o cuidado, a escuta e o acolhimento das diferenças no espaço escolar numa perspectiva de diálogo intercultural.

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Publicado
03-05-2012
Como Citar
BARCELOS, V.; MADERS, S. Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 233, 3 maio 2012.
Seção
Estudos