Políticas públicas complementares para a inclusão social: uma análise do Pré-Vestibular Social
Resumo
Examina o papel do Pré-Vestibular Social (PVS) da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) para inclusão educacional no conjunto das políticas afirmativas que visam democratizar o ingresso da população de baixa renda no ensino superior. Retoma-se a literatura sobre o tema e, mediante a análise do PVS e do perfil da população atendida, discutem-se problemas relacionados às condições de mobilidade da população de baixa renda e à distribuição desigual de bens e serviços no território, destacados como alguns dos principais desafios para o alcance do objetivo maior do PVS. Apesar dos obstáculos, os resultados alcançados apontam o aumento do ingresso, na universidade, de pessoas do interior e de baixa renda do Estado do Rio de Janeiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
03-05-2012
Como Citar
BASTOS, M. D.; GOMES, M. DE F.; FERNANDES, L.; FRANÇA, B. Políticas públicas complementares para a inclusão social: uma análise do Pré-Vestibular Social. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 233, 3 maio 2012.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.