Políticas públicas complementares para a inclusão social: uma análise do Pré-Vestibular Social

  • Maria Durvalina Bastos Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria de Fatima Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lenise Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bruno França Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Examina o papel do Pré-Vestibular Social (PVS) da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) para inclusão educacional no conjunto das políticas afirmativas que visam democratizar o ingresso da população de baixa renda no ensino superior. Retoma-se a literatura sobre o tema e, mediante a análise do PVS e do perfil da população atendida, discutem-se problemas relacionados às condições de mobilidade da população de baixa renda e à distribuição desigual de bens e serviços no território, destacados como alguns dos principais desafios para o alcance do objetivo maior do PVS. Apesar dos obstáculos, os resultados alcançados apontam o aumento do ingresso, na universidade, de pessoas do interior e de baixa renda do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado
03-05-2012
Como Citar
BASTOS, M. D.; GOMES, M. DE F.; FERNANDES, L.; FRANÇA, B. Políticas públicas complementares para a inclusão social: uma análise do Pré-Vestibular Social. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 233, 3 maio 2012.
Seção
Estudos