Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química
Resumo
Este trabalho busca investigar as contribuições da disciplina Didática Geral para a formação de futuros professores de Química. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 4 professores e 16 futuros professores de um curso de Licenciatura em Química em uma instituição de ensino superior. Das entrevistas foram retiradas as falas sobre as contribuições da Didática Geral para a formação de professores de Química. Objetivou-se compreender as correlações dessa disciplina com outras do curso, as possibilidades que ela oferece para a organização do trabalho docente e o incentivo às práticas reflexivas ao trabalhar as várias dimensões do processo de ensino; a Didática permite que o professor pense além das técnicas empregadas para ensinar. Verifica-se a importância desta em discussões sobre a transposição didática, os estilos de aprendizagem, os níveis de tratamento dos conteúdos e a análise de estratégias didáticas nas aulas de Química. A pesquisa reforçou a relevância da disciplina de Didática Geral para a formação inicial dos professores de Química, ao ser trabalhada de modo que contemple tanto aspectos técnicos da docência quanto o suporte teórico para uma prática crítico-reflexiva.
Downloads
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.