A formação inicial do(a) futuro(a) professor(a) de Letras: a mediação de leitura em foco

Palavras-chave: ensino superior, formação de professores, mediação em leitura.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir como ocorre a mediação do literário no curso de Letras de uma universidade do sul do Brasil da rede da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e o impacto dessa mediação na formação do(a) futuro(a) docente. É uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. O instrumento de coleta utilizado consistiu em entrevista por meio de grupo focal com oito acadêmicos do curso de Letras, na disciplina de Estudos Literários. A professora de Literatura não foi entrevistada, mas é considerada sujeito de pesquisa porque, mediante os depoimentos dos acadêmicos, identificamos as percepções sobre a atuação dela em sala de aula, suas escolhas metodológicas e teóricas. A análise dos dados ocorreu de acordo com a análise de conteúdo segundo Franco (2008). O estudo fundamentou-se em Barthes (2015, 1992), Duarte Júnior. (2010, 2012), Mirian Martins (2005, 2014), Neitzel et al. (2017), Todorov (2020), entre outros. Os resultados indicam que: a mediação da leitura do literário ocorreu a partir da concepção da professora de que mediar implica uma postura de valorização do outro; a mediação deu-se por meio de objetos e espaços propositores – livros, pinturas, músicas, cartõespostais, trechos de filmes, entre outros –, os quais a professora explorou para oportunizar aos(às) acadêmicos(as) a apreciação do texto literário como objeto estético e artístico; os espaços propositores, como corredores, escadas, bibliotecas, espaços ao ar livre e a própria sala de aula, foram experimentados para ampliar as percepções dos(as) acadêmicos(as) sobre a obra e por ela serem afetados(as). As experiências reverberaram e há indícios de que contribuíram para a educação estética dos(as) futuros(as) docentes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adair de Aguiar Neitzel , Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Cleide Jussara Müller Pareja, Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Amanda Demétrio dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Publicado
25-04-2022
Como Citar
DE AGUIAR NEITZEL , A.; JUSSARA MÜLLER PAREJA, C.; DOS SANTOS, A. D. A formação inicial do(a) futuro(a) professor(a) de Letras: a mediação de leitura em foco. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 263, 25 abr. 2022.
Seção
Estudos