Satisfação com a profissão docente: reflexões iniciais com base nos questionários do Saeb 2019

Palavras-chave: estatísticas dos profissionais da educação; Saeb; satisfação do professor

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar, por meio de bases nacionais, em que medida as características profissionais, territoriais e dos sistemas de ensino se correlacionam à satisfação docente. Para tanto, analisamos dados levantados pelo questionário dos professores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2019, cotejando as estatísticas – obtidas pela regressão logística binária – com os resultados de outros estudos sobre o tema. Diversas pesquisas apontam que a insatisfação profissional está relacionada ao mal-estar docente e à síndrome de Burnout, realidade que afeta, além da pessoa do professor, a própria qualidade da educação. Dada a relevância do tema, cresce o número de trabalhos que investigam os fatores que podem impactar a satisfação docente. No entanto, revisões sistemáticas detectam poucas pesquisas a respeito das características discutidas neste artigo e, quando tratam desses aspectos, elas não utilizam dados de abrangência nacional. Apesar de se mostrarem inconclusivos no tocante às características dos sistemas de ensino, os resultados obtidos demonstram que as características profissionais e territoriais são determinantes para a satisfação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Cândido de Oliveira Campos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Rute Cristina Domingos da Palma , Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, São Paulo, Brasil.

Publicado
24-11-2023
Como Citar
CÂNDIDO DE OLIVEIRA CAMPOS, A.; CRISTINA DOMINGOS DA PALMA , R. Satisfação com a profissão docente: reflexões iniciais com base nos questionários do Saeb 2019. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5540, 24 nov. 2023.
Seção
Estudos