Dilemas e contradições das Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica

Palavras-chave: diretrizes curriculares; formação de professores; políticas educacionais

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os dilemas e as contradições das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e as suas implicações curriculares na formação docente. Desenvolveu-se uma investigação de abordagem qualitativa, apoiada na revisão de literatura e em pesquisa documental na Resolução CNE/CP nº 2/2019 e em outros normativos. Orientadas pela análise de conteúdo, foram estabelecidas as categorias: influência internacional, vinculação com a Base Nacional Comum Curricular, competências, atrofia curricular, padronização, responsabilização, desprofissionalização docente e relação teoria-prática. A BNC-Formação, equivocadamente, apresenta-se como um referencial para a qualidade do ensino, normatizando, minuciosamente, a organização dos currículos dos cursos de formação de professores. Tal marco regulatório possui elementos de uma concepção eficientista de currículo, esboça uma visão reduzida, utilitarista, pragmatista da docência e revela seu caráter tecnicista.

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Biografia do Autor

Aldriana Azevedo Gontijo, Secretaria de Educação do Distrito Federal. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Anderson Gomes Peixoto , Secretaria de Educação do Distrito Federal. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, Brasil. 

Liliane Campos Machado , Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Nilvânia Cardoso Almeida, Secretaria de Educação do Distrito Federal. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Publicado
24-11-2023
Como Citar
AZEVEDO GONTIJO, A.; GOMES PEIXOTO , A.; CAMPOS MACHADO , L.; CARDOSO ALMEIDA, N. Dilemas e contradições das Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5694, 24 nov. 2023.
Seção
Estudos