A invisibilidade de professores supervisores da educação básica: estudo sobre um subprojeto de Química do Pibid

Palavras-chave: formação de professores; professores supervisores; Pibid

Resumo

Este artigo decorre de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo avaliar de que modo a atuação de professores supervisores se caracteriza na coformação dos bolsistas de iniciação à docência. Para a consecução do objetivo, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário de caracterização e entrevista reflexiva com os participantes. Após a análise da transcrição de áudio, os dados foram agrupados em categorias propostas a posteriori: 1) Domínio do Modelo Topológico de Ensino (MTE); 2) O(A) professor(a) supervisor(a) como coformador(a); e 3) Condicionantes de apoio e suporte. Os resultados apontaram que, durante o desenvolvimento das atividades no subprojeto, a atuação dos professores supervisores de Química não foi efetivamente pautada na coformação dos bolsistas de iniciação à docência. Avaliou-se que o próprio desenho do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência não fornece elementos suficientes que possam contribuir para orientar as instituições de ensino superior participantes a constituírem o professor da educação básica em supervisor, na perspectiva da coformação dos licenciandos. Isso ocorre porque, no atual formato, o Programa não determina ou explicita, em seus documentos oficiais, as atribuições específicas dos professores que atuam como supervisores nem as responsabilidades das instituições de ensino superior para a preparação desses profissionais como coformadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Ramos da Luz, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Araraquara, São Paulo, Brasil.

Doutora em Química pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Araraquara, São Paulo, Brasil.

Amadeu Moura Bego, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Araraquara, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Bauru, São Paulo, Brasil.

Publicado
04-04-2024
Como Citar
RAMOS DA LUZ, A.; MOURA BEGO, A. A invisibilidade de professores supervisores da educação básica: estudo sobre um subprojeto de Química do Pibid. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5805, 4 abr. 2024.
Seção
Estudos