Exergames como recursos de tecnologia assistiva a estudantes com paralisia cerebral: análise do desempenho e das adaptações de estratégias de ensino

Palavras-chave: educação especial; tecnologia assistiva; exergames; paralisia cerebral; jogos.

Resumo

Os exergames fazem parte de uma categoria de jogos digitais que utiliza o movimento como forma de interação entre o usuário e o jogo. Os usuários, em especial quando acometidos por paralisia cerebral (PC), apresentam dificuldades na interação com esses jogos, em virtude das alterações motoras. O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho de estudantes com PC e as adaptações de estratégias de ensino em intervenções com exergames. Participaram do estudo seis estudantes diagnosticados com PC. As sessões de intervenções totalizaram 75 registros. O desempenho foi analisado mediante um roteiro de observação com cinco itens de análise: independência, atenção/concentração, amplitude de movimento, tempo de reação e frequência de apoio, associados a uma correlação entre as variáveis “número de sessões” e “pontuação”. As adaptações foram analisadas por meio de notas de campo, filmagem e por triangulação de dados. Concluiu-se que os exergames esqui, tênis de quadra e boxe podem ser considerados como recursos de tecnologia assistiva, uma vez que os estudantes conseguiram participar das atividades de forma funcional e executaram as tarefas/ações com maior independência e menor apoio. As adaptações possibilitaram o acesso às diferentes modalidades esportivas. Com essas adaptações, o Kinect pode captar movimentos, realizar/selecionar as configurações iniciais e viabilizar o jogo na posição sentada, como na cadeira de rodas, consequentemente, promover autonomia no jogo como um todo.

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Biografia do Autor

Elaine de Oliveira Santos, Universidade Estadual Paulista (Unesp). Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Manoel Osmar Seabra Junior, Universidade Estadual Paulista (Unesp). Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Marília, São Paulo, Brasil.

Monique Yndawe Castanho Araujo, Universidade Estadual Paulista (Unesp). Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Doutora em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Publicado
23-08-2024
Como Citar
DE OLIVEIRA SANTOS, E.; SEABRA JUNIOR, M. O.; YNDAWE CASTANHO ARAUJO, M. Exergames como recursos de tecnologia assistiva a estudantes com paralisia cerebral: análise do desempenho e das adaptações de estratégias de ensino. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5834, 23 ago. 2024.
Seção
Estudos