Transtornos específicos da aprendizagem em matemática e cegueira: um estudo com professores da educação especial

Palavras-chave: cegueira; transtorno de aprendizagem em matemática; formação docente

Resumo

Este artigo objetiva investigar, com professores que atuam na área da deficiência visual (DV), o entendimento sobre transtornos específicos da aprendizagem (Teda) e a manifestação em estudantes com cegueira. O estudo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, faz uso da pesquisa-ação como estratégia e foi realizado em um município do interior do estado do Paraná. Da primeira etapa, a pesquisa preliminar, participaram cinco professoras que haviam ensinado estudantes com cegueira, as quais responderam questionário sobre Teda em matemática e manifestação em estudantes com essa deficiência. Os resultados obtidos nessa etapa apontaram a necessidade de promover formação continuada sobre transtornos específicos de aprendizagem aos professores dessa área, a qual foi realizada durante o desenvolvimento do plano de ação. Dessa fase participaram sete professoras que lecionavam na educação especial, na área da DV, no mesmo município. Como resultado, identificou-se que o conhecimento e o entendimento sobre Teda em matemática pelos docentes que atuam na área da DV contribuem para que eles possam, em suas atividades pedagógicas, amenizar os efeitos desse transtorno em estudantes com cegueira; e orientar o professor do ensino regular acerca do processo de ensino e aprendizagem para esses estudantes, a fim de que possam aprender e se desenvolver sem causar prejuízos em outras áreas em decorrência de problemas relacionados à saúde mental, constrangimentos, entre outros.

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Biografia do Autor

Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski, Centro Universitário Guairacá (UniGuairacá). Guarapuava, Paraná, Brasil.

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Elsa Midori Shimazaki, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Laira Gabriela Michels Stange, Centro Universitário Guairacá (UniGuairacá). Guarapuava, Paraná, Brasil.

Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário Guairacá (UniGuairacá). Guarapuava, Paraná, Brasil.

Deoclécio Rocco Gruppi, Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Guarapuava, Paraná, Brasil.

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Publicado
14-11-2024
Como Citar
VIRGINIA MAMCASZ-VIGINHESKI, L.; MIDORI SHIMAZAKI, E.; MICHELS STANGE, L. G.; ROCCO GRUPPI, D. Transtornos específicos da aprendizagem em matemática e cegueira: um estudo com professores da educação especial. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e6011, 14 nov. 2024.
Seção
Estudos