Docência na creche: afeto, cuidado e a partilha de um sentir com os bebês

Palavras-chave: bebês; creche; relações; afeto.

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa institucional que teve como objetivo compreender como os encontros sensíveis que acontecem entre bebês e adultos na creche estão implicados na constituição subjetiva do bebê e da professora, adensando as discussões acerca da construção de uma docência afetiva. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa está ancorada na cartografia, com suporte nas proposições de Eduardo Passos, Virginia Kastrup e Liliana da Escóssia, e nos conceitos de exotopia e alteridade, inspirados em Mikhail Bakhtin. O estudo insere-se no bojo das proposições da creche como direito dos bebês. Sua relevância é justificada na interlocução com investigações do campo da educação infantil e documentos legais que sublinham a relação como princípio pedagógico no cotidiano das instituições. A discussão do trabalho assinala a dimensão afetiva relacional em seu caráter político de direito, alinhada ao cuidado como ética. Em diálogo com Daniel Stern, realça o direito dos bebês ao olhar revidado, à atenção conjunta, à sintonia afetiva, à partilha de um sentir. O afeto é apontado como dimensão central na constituição subjetiva de bebês e professora e na ação pedagógica na creche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela de Oliveira Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Natasha Pitanguy De Abrantes, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado
24-11-2025
Como Citar
DE OLIVEIRA GUIMARÃES, D.; PITANGUY DE ABRANTES, N. Docência na creche: afeto, cuidado e a partilha de um sentir com os bebês. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6282, 24 nov. 2025.
Seção
Estudos