Cinema feito a mãos: animação e educação no projeto Escola Animada

Palavras-chave: mídias digitais; audiovisual; educação e cultura; decolonialidade; Escola Animada

Resumo

A preocupação com o desempenho escolar das crianças brasileiras, nascidas em um mundo pautado pelas mídias digitais, coloca-as na condição de importantes aliadas na construção do conhecimento nos meios escolares. Este artigo tem como objeto de estudo o projeto de extensão intitulado Escola Animada, uma ação capaz de conectar cultura e educação a partir da inserção do audiovisual e das mídias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. O projeto tem como principal objetivo promover o protagonismo de crianças das escolas públicas, integrando-as, de forma efetiva, às equipes de produção audiovisual e estimulando o interesse pela expressão oral, escrita e artística. Propõe-se uma reflexão sobre as possibilidades de usos do audiovisual na educação, tendo como orientação o estabelecimento de nexos entre educação e descolonização. O aporte teórico fundamenta-se em autores como Chimamanda Adichie, Christine Costa e Francisco Mattos e Luiz Rufino. As ações do Escola Animada contribuem também para renovar o repertório das identidades locais e para apontar em direção a uma educação patrimonial mais livre dos marcadores eurocentrados, inspiradores da mitológica Cataguases Modernista. Metodologicamente, trata-se de um relato de experiência, com base qualitativa, construído por meio da descrição e da análise das etapas de desenvolvimento do projeto, que envolveu a realização coletiva de 12 curtas-metragens de animação por crianças da rede pública de ensino em parceria com universitários e docentes. O relato detalhado sobre a execução técnica de todas as etapas do projeto aponta para um ambiente em que a criação e a realização de atividades pedagógicas posicionam as crianças como agentes do processo educacional e histórico.

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Biografia do Autor

Inácio Manuel Neves Frade da Cruz, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Cataguases, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Cláudio Santos Rodrigues, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Cataguases, Minas Gerais, Brasil.

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Andrea Vicente Toledo Abreu, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Cataguases, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Publicado
30-07-2025
Como Citar
NEVES FRADE DA CRUZ, I. M.; SANTOS RODRIGUES, C.; VICENTE TOLEDO ABREU, A. Cinema feito a mãos: animação e educação no projeto Escola Animada. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6293, 30 jul. 2025.
Seção
Relatos de Experiência