Caros leitores,

Contribuindo para a proliferação de vozes sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o número 107 da revista Em Aberto reúne um conjunto de autoras e autores que falam a partir de diferentes posições de sujeito, realizando análises variadas, alicerçadas em perspectivas teórico-metodológicas igualmente diversas.

Os artigos da seção Pontos de Vista debatem a “razão da razão” dos estudos curriculares, as políticas educacionais no Brasil, o processo de elaboração da Base, sua implementação na etapa da educação infantil, o componente curricular de Ciências da Natureza, o nacional e o comum no ensino médio, o trabalho docente e se as reformas contribuem para a promoção da qualidade na educação.

Na seção Espaço Aberto, duas entrevistas abordam a questão da qualidade: a primeira com ênfase no currículo comum e nas avaliações externas; a segunda, com destaque para os currículos do ensino e da formação dos professores. Há também o relato sobre a articulação entre o novo ensino médio e a BNCC no Distrito Federal.

Complementando as abordagens apresentadas, a seção Resenhas e a seção Bibliografia Comentada trazem sugestões para o leitor interessado em aprofundar-se no tema.

Publicado: 24-07-2020

Edição completa

Enfoque - Qual é a questão?