Apresentação

  • Gesuína Leclerc
  • Jaqueline Moll

Resumo

A perspectiva da educação integral em jornada ampliada na educação básica está na agenda da política educacional brasileira. Está inscrita na legislação, começa a ser vivenciada em diferentes redes de ensino e envida reflexões e debates, que se fazem democráticos, sob o crivo da discussão teórica e a partir de políticas emergentes, em escala nacional. Tendo como pressuposto a criação, ampliação e consolidação de direitos sociais, com consequências para a administração pública, o processo em andamento no cenário educacional brasileiro rompe com a concepção de políticas formatadas para funcionar em “ilhas-modelo de excelência” ou “políticas de vitrine” ou “projetos-piloto”, que cercam algumas escolas de condições que, via de regra, não se estenderão ao conjunto de uma mesma rede e não dialogam com os diferentes sistemas de ensino. Desde esse cenário, procuramos avançar sobre uma apreciação imediata dessa perspectiva, em direção aos seus significados políticos e pedagógicos e à qualificação das ações concretas e em curso. O aprofundamento do debate em torno dos dissensos e convergências que a temática da educação integral enseja é uma tarefa que comparece na revista Em Aberto, considerando seu número 80, de 2009, sobre “Educação integral e tempo integral”.

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Publicado
21-02-2013