Ampliação da jornada escolar em municípios brasileiros: políticas e práticas

  • Janaína Menezes INEP
  • Lúcia Helena Leite

Resumo

Uma pesquisa solicitada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação (MEC), mapeou as experiências de educação em jornada ampliada no ensino fundamental. De cunho prioritariamente quantitativo, a pesquisa apresentou um índice de resposta de 39,2% dos municípios brasileiros, tendo envolvido grupos de pesquisadores de quatro universidades públicas. Em meio a uma conjunção de ações, programas e políticas que buscam possibilitar a implantação do tempo integral – entre os quais podemos citar o Fundeb –, os resultados permitem concluir que, se por um lado, o percentual de alunos envolvidos nas experiências de educação em jornada ampliada ainda tem muito a avançar, por outro, seus indicadores quantitativos comprovam que, nos últimos anos, especialmente no ano de 2008, ocorreu um aumento significativo do número de municípios que ampliaram a jornada escolar. A pesquisa revela, ainda, que esse processo está em franco desenvolvimento e que são muitos os desafios a enfrentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-02-2013
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?