Tempo escolar e organização do trabalho pedagógico
Resumo
As discussões e experiências sobre a extensão da jornada escolar vinculam-se à cultura da escola e sua dinâmica, pois o tempo, tido como mito representado pelos deuses, converte-se em esclarecimento com o auxílio das ciências e da tecnologia e, novamente, converte-se em mito no aprisionamento da organização do mundo moderno. A mitificação e o fetiche do tempo aprisionam o sistema escolar e condicionam a própria organização do trabalho pedagógico. Entretanto, uma mudança lenta e gradual vem ocorrendo na instituição escolar em relação à sua organização temporal, às continuidades e inovações surgidas, à discordância entre o que foi prescrito e o real, entre os tempos estabelecidos ou propostos e os vividos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
21-02-2013
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.