Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos*
Resumo
A ampliação do conjunto de referências utilizadas na concepção da arquitetura na sua interface com a educação deve considerar os campos de pesquisa, ensino e produção dos espaços educativos escolares e urbanos no âmbito das políticas públicas que orientam e regulam essa produção. Coloca-se em questão a necessidade de superar o estado atual de desconexão entre esses campos e a produção de arquitetura escolar pública no Brasil e analisa-se o descompasso entre as referências utilizadas pela arquitetura no âmbito da universidade e da produção profissional e aquelas que vêm sendo consideradas pelo debate atual em torno da educação pública das crianças e jovens brasileiros, tanto no meio acadêmico como no governamental. Algumas referências são apresentadas para a superação dessas desconexões ao se questionar a atual concepção hegemônica que relaciona o espaço físico educacional estritamente à edificação escolar, concebida a partir de um programa que tem a sala de aula convencional como o seu principal protagonista.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
21-02-2013
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.