Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos*
Resumo
A ampliação do conjunto de referências utilizadas na concepção da arquitetura na sua interface com a educação deve considerar os campos de pesquisa, ensino e produção dos espaços educativos escolares e urbanos no âmbito das políticas públicas que orientam e regulam essa produção. Coloca-se em questão a necessidade de superar o estado atual de desconexão entre esses campos e a produção de arquitetura escolar pública no Brasil e analisa-se o descompasso entre as referências utilizadas pela arquitetura no âmbito da universidade e da produção profissional e aquelas que vêm sendo consideradas pelo debate atual em torno da educação pública das crianças e jovens brasileiros, tanto no meio acadêmico como no governamental. Algumas referências são apresentadas para a superação dessas desconexões ao se questionar a atual concepção hegemônica que relaciona o espaço físico educacional estritamente à edificação escolar, concebida a partir de um programa que tem a sala de aula convencional como o seu principal protagonista.Downloads
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Publicado
21-02-2013
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
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