Alguns parâmetros para a educação integral que se quer no Brasil
Resumo
As concepções de educação integral presentes no debate sobre a ampliação da jornada escolar para todos os alunos do ensino básico são apresentadas levando em consideração as demandas da sociedade contemporânea. A questão do tempo obrigatório está condicionada a alguns parâmetros ou valores de referência, tais como: a exigência de revisão e articulação curricular; integralização de saberes e experiências; expansão e diversidade das vivências e experiências de aprendizagem; circulação em torno de maior número de ambiências, entre outros. A expansão do tempo integral deve ser priorizada para estudantes que apresentem maior vulnerabilidade social, pois é preciso um forte compromisso com o enfrentamento das desigualdades sociais no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
21-02-2013
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.