Implantação da educação integral em Palmas, Estado do Tocantins: algumas reflexões sobre a experiência da rede municipal de ensino
Resumo
O projeto arquitetônico e a proposta pedagógica para a primeira escola de tempo integral foram construídos coletivamente por um grupo de estudos e pela equipe diretiva nomeada para essa escola da rede municipal de ensino de Palmas, no Estado do Tocantins. A experiência foi influenciada pelas ideias de Anísio Teixeira, visando à ampliação das funções da escola e ao seu fortalecimento como instituição, e pela contribuição de Darcy Ribeiro que, na década de 80, implantou os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), e, mais tarde, no contexto da década de 90, suas crenças nas possibilidades de ampliação dos espaços e tempos de aprendizagens fizeram-se presentes no texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
21-02-2013
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.