Ampliação do período escolar nas aldeias: inovação ou valorização da pedagogia indígena?
Resumo
Uma primeira aproximação teórica ao tema da ampliação do período escolar, política pública em processo de implantação no Brasil, é apresentada a partir da realidade das aldeias indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul, em particular, o caso da aldeia guarani-kaiowá do município de Caarapó. O texto propõe responder a algumas questões: como equacionar as inovações e modificações do tempo promovidas pela ampliação da jornada escolar em confronto com a pedagogia indígena? O que esta ampliação, na direção de uma proposta de escola de tempo integral, poderá significar na sua relação com a cultura tradicional e as formas próprias de socialização e aprendizagem da cultura guarani e kaiowá? Esses temas são cotejados a partir de autores da Antropologia e da Educação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
21-02-2013
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.