As cidades como cenários de uma aprendizagem integradora*
Resumo
As cidades oferecem a possibilidade para se construir múltiplas abordagens. A que aqui se propõe visa reconhecer sua dimensão pedagógica, destacando a potencialidade que as produções culturais e sociais têm para converterem-se em verdadeiros cenários educativos. Ao enfatizar a relevância desses espaços, salientamos o desenvolvimento de lógicas educativas em territórios que ressignificam os processos de ensino e aprendizagem para além dos espaços institucionais que chamamos de escolas. Para apropriar-se dessa dimensão, é fundamental construir uma proposta didática que, em termos epistemológicos, provoque um estranhamento do olhar e possibilite estratégias com uma forte ancoragem no território urbano. Nesse sentido, apresentamos a ideia da viagem pedagógica como uma instância de distanciamento do habitual que permite organizar ações que integrem o texto escolar à trama urbana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
21-02-2013
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.