Educación y trabajo: jóvenes nini en Brasil y Argentina
Resumo
Este artigo comparara as trajetórias educativo-laborais dos jovens que vivem no Morro do Alemão e na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, e nas vilas miséria de Retiro e Soldati, na cidade de Buenos Aires para analisar as conexões existentes entre a educação e o processo de transição para o mercado de trabalho dos jovens que não estudam nem trabalham. As variáveis estruturais têm um peso significativo na configuração das oportunidades dos jovens, e as variáveis biográficas permitem observar a forma como os indivíduos experimentam ou dão sentido aos efeitos das estruturas. A escolha da trajetória a ser percorrida pelos jovens terá maiores ou menores possibilidades de acontecer em função de condicionantes socioeconômicos, do habitat, da oferta educacional, de gênero, de fatores associados à falta de capital social e discriminação. Todos esses condicionantes são desigualdades que interagem e se reforçam umas às outras. Quando isso acontece, a exclusão tende a se reforçar.
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