Experienciar e expressar: as linguagens infantis na relação com a arte

Palavras-chave: arte; expressão; infância; linguagens.

Resumo

O presente artigo percorre os debates sobre experiência, expressão e arte relacionados com a educação, a infância e a cultura, com o intuito de manter em pauta essa tríade que pode estar, em alguns momentos, didatizada, materializada pela prática docente, ao ponto de não considerar as potencialidades criativas e lúdicas envolvidas. A intenção é ampliar o debate e a circulação de um entendimento sobre essa tríade a partir do diálogo com diferentes autores, entre clássicos e contemporâneos, para os quais a criança, antes mesmo de falar, relaciona-se com o mundo e expressa, mediante comportamentos e atitudes, seu pensamento e esse “se expressar” é fruto, portanto, de suas experiências, daquilo que adquiriu na prática, na vivência. Nesse sentido, arte, expressão e experiência se integram com o que entendemos como cultura, ou seja, com um conjunto de significados historicamente construídos e transmitidos, que tomam corpo no tecido social, por meio dos sujeitos, como as crianças, que vivem o tempo da infância.

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Biografia do Autor

Monique Aparecida Voltarelli, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP), é professora adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação Mestrado Profissional, da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI/FEUSP).

mvoltarelli@unb.br

Etienne Baldez Louzada Barbosa, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é professora adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional, da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR).

blb_etienne@hotmail.com

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Publicado
28-04-2021