Exames nacionais de ingresso à educação superior: uma análise do Gaokao

  • Rogério Justino IFGoiano-Cristalina
Palavras-chave: acesso ao ensino superior; exame em larga escala; exame nacional chinês; Gaokao

Resumo

Artigo de revisão de literatura construído a partir de levantamento e análise das principais produções bibliográficas que tratam do Exame Nacional Chinês de Ingresso à Educação Superior, Gaokao, 高考, o primeiro exame em larga escala a ser aplicado no mundo e o maior em número de inscritos. Iniciado em 1952, esse modelo é associado aos exames imperiais, que habilitavam para os cargos administrativos e militares na burocracia da China imperial. Historicamente, os sentidos da meritocracia e justiça associados aos exames imperiais influenciaram a criação do Gaokao. Sua configuração é dinâmica e pode variar de acordo com as províncias; contudo, apesar da longa história, as críticas são constantes e as reformas implantadas, na tentativa de criar alternativas para o ingresso às universidades, são estratégias para reduzir a pressão do exame sobre os jovens chineses. A condução da história do Gaokao, com atenção à forma, ao conteúdo e às críticas atuais, mostrará que existe um componente tradicional e constituidor cultural da vida escolar chinesa, herdando dos exames imperiais a conjugação da meritocracia e justiça.

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Biografia do Autor

Rogério Justino, IFGoiano-Cristalina

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), é professor do Instituto Federal Goiano (Campus Cristalina) e diretor de ensino da unidade. Participa do grupo de pesquisas Gerações e Juventude (Geraju – UnB), e desenvolve o projeto de pesquisa “Estudo comparado dos exames Enem (Brasil) e Gaokao (China): repercussões nos currículos do ensino médio e no acesso à educação superior de jovens brasileiros e chineses”.

rogerio.justino@gmail.com

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Publicado
30-12-2021
Seção
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