Fatores socioeconômicos associados ao desempenho no Enem

Palavras-chave: avaliação da educação básica; equidade em educação; política da educação

Resumo

Diferenças sociais têm sido associadas a diferenças de desempenho em testes educacionais de larga escala. Estudos com os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sobre a temática são raros e, por vezes, não incluem algumas variáveis (como o atraso escolar) e não abordam os testes das quatro áreas do conhecimento. Com o objetivo de examinar as variáveis sociais que explicam o desempenho nos quatro testes da edição de 2018, analisamos atraso escolar, sexo, cor/raça, nível socioeconômico (NSE) e a dependência administrativa da escola do aluno. Além de avaliar a associação entre as variáveis e o desempenho, verificamos se o efeito do NSE variava entre escolas. Realizamos uma modelagem por meio de regressão linear multinível. Todas as variáveis se mostraram estatisticamente significativas, porém sua relevância variou. O desempenho dos alunos brancos superou o dos demais em menos de 10,0 pontos; ser de escola privada esteve associado a um aumento de até 83,9 em relação a ser de escola estadual. O efeito do NSE sobre o desempenho variou entre escolas. Há uma persistente desigualdade educacional no Enem.

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Biografia do Autor

Alexandre Jaloto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Doutorando no Departamento de Psicologia da Universidade São Francisco (USF), é psicometrista na Diretoria de Avaliação de Educação Básica (Daeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e atua nas análises das avaliações educacionais em larga escala em âmbito nacional.

alexandre.jaloto@inep.gov.br

Ricardo Primi, Universidade São Francisco (USF)

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), é professor associado do Programa de Pós- Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco e membro do comitê diretivo do EduLab21 Centro de Conhecimento do Instituto Ayrton Senna. É membro da Comissão Assessora de Estatística e Psicometria da Diretoria de Avaliação de Educação Básica (Daeb), do Inep, e do grupo de especialistas em questionários para o Pisa 2021, coordenado pelo Educational Testing Service (ETS).

rprimi@mac.com

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Publicado
30-12-2021
Seção
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