Acesso centralizado à educação superior: os exames Enem (Brasil) e Gaokao (China)
Resumo
Este estudo analisa o National College Entrance Examination (Gaokao) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principais formas de acesso à educação superior na China e no Brasil, respectivamente, e maiores exames em larga escala no mundo em número de inscritos. É um artigo de revisão de literatura cujo recorte teórico-metodológico apoia-se no campo da Educação Comparada (EC), em suas tendências recentes, que privilegiam a comparação do que se pode compreender e não do que se pode abstrair de um contexto. Discute, inicialmente, a expansão da educação superior a partir dos anos 1980 nos dois países, os investimentos na constituição de universidades de elite na China e a ampliação das universidades públicas no Brasil nas últimas décadas. Em seguida, aborda a história e o desenvolvimento dos exames, os pressupostos teórico-metodológicos, políticos e culturais que orientam sua organização, os aprendizados adquiridos e os desafios que ainda persistem em ambos os países.
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