Programa de Residência Pedagógica na formação inicial e continuada de professores: reflexões acerca de sua operacionalização

  • Arisdélia Fonseca Feitosa Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Paulo César Geglio Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Maria de Fátima Camarotti Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Eliete Lima de Paula Zárate Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Palavras-chave: espaços de educabilidades, formação docente, política educacional

Resumo

A execução das atividades do Programa de Residência Pedagógica (PRP), regulamentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), enquanto estratégia institucional para potencializar a formação inicial e continuada de professores e a melhoria do ensino, gera desafios, demandas e reflexões sobre os aspectos envolvidos na sua operacionalização. A compreensão acerca do arranjo “teoria e prática” no espaço escolar é fundamental para o planejamento pedagógico e para a ressignificação das propostas de formação profissional e de intervenção. O estudo, ao analisar os vínculos institucionais e os processos pedagógicos na formação profissional docente, indica a repercussão do PRP na educação básica, além de trazer reflexões acerca dos limites quanto à capilaridade das ações em diferentes espaços educativos que, para além do espaço escolar, também constituem áreas potenciais para a formação docente.

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Biografia do Autor

Arisdélia Fonseca Feitosa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é professora associada do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB e docente no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO/UFPB). Líder do Grupo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares em Ensino de Ciências Biológicas do DSE/CCEN/UFPB e colaboradora institucional do Programa de Residência Pedagógica.

Paulo César Geglio, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), é professor associado do Departamento de Fundamentação da Educação (DFE), no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica.

Maria de Fátima Camarotti, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é professora associada dessa instituição, onde coordena o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Ensino de Ciências/Biologia e Malacologia (GPEBioMa/UFPB) e do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Eliete Lima de Paula Zárate, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (USP), é professora associada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância dessa instituição. Atua também em projetos de ensino de Ciências e Biologia para os estudantes de Licenciatura, contribuindo na formação inicial e continuada de professores da educação básica.

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Publicado
02-02-2023
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?