Caros leitores,

A proposição de um número para a revista Em Aberto abordando a temática da formação docente poderia ser facilmente justificada pela importância de se discutir sobre a formação de um profissional fundamental para nossa sociedade, levando em consideração sua atuação não só para o nosso presente, como também para as gerações futuras. No entanto, este número faz um recorte específico do tema no cenário nacional, partindo do princípio, que vem se tornando um consenso nos últimos anos, de que a formação docente deve ser construída dentro da profissão. Levando em consideração o público-alvo, os profissionais, os espaços e as relações envolvidas na atuação do professor, os textos aqui apresentados discutem os espaços de formação docente previstos na legislação, além de outras possibilidades que são locais de atuação docente, mas não são contempladas nos documentos oficiais ou reconhecidas nos processos formativos.

Publicado: 03-02-2023

Edição completa

Apresentação

Enfoque - Qual é a questão?

Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?

Espaço Aberto

Bibliografia comentada