Potencialidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e seu impacto na formação docente
Resumo
Este estudo tem como fonte de informações os editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), desde a sua criação, e documentos relativos a outros programas, políticas e diretrizes relacionados com a formação de professores ao longo dos últimos anos, analisados sob pressupostos teóricos advindos de referenciais do campo da educação. O objetivo foi analisar as orientações que deram
origem ao Pibid e seus avanços e/ou retrocessos, buscando referências analíticas nos contextos das políticas e dos conhecimentos acadêmicos sobre formação de professores. A análise trouxe à tona as dimensões do impacto do Pibid na formação docente e nos conhecimentos sobre a docência e aponta para as tensões, os avanços, os recuos e as potencialidades do Programa nesse período de sua implantação, em que se observam as marcas políticas e ideológicas que ele incorpora e que majoritariamente configuram retrocessos que ameaçam sua permanência. Por isso, defende-se a ideia de que o Pibid seja consolidado como política de Estado.
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Referências
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