Perspectivas de caminhabilidade em territórios educativos na Ilha do Governador, Rio de Janeiro

Palavras-chave: territórios educativos; infância e cidadania; desigualdades urbanas.

Resumo

As disputas territoriais nas grandes cidades brasileiras se apoiam na desigualdade social, prejudicando principalmente as crianças, pois elas têm o acesso à rede de oportunidades educativas comprometido. Nesse contexto, o livre caminhar e as experiências urbanas das crianças, no percurso entre a casa e a escola, contribuem para: a) enfatizar a escuta sensível com as crianças; e b) analisar a influência da caminhabilidade na leitura do território educativo pela comunidade escolar. A estratégia investigativa é a abordagem experiencial realizada com os multimétodos de coleta de dados, tendo como objeto de estudo as vizinhanças das escolas públicas na Ilha do Governador, bairro da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados evidenciam: a importância do caminhar autônomo e criativo para o empoderamento infantil e a sua formação cidadã; a contribuição dos docentes na leitura das oportunidades educativas; e os percursos das crianças pela cidade como modos de resistência e de contribuição à redução do adultocentrismo na sociedade.

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Biografia do Autor

Giselle Cerise Gerson, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)

Doutora em Ciências em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (Proarq) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é professora de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Pesquisadora colaboradora nos grupos de pesquisa Ambiente Educação (GAE/UFRJ) e Lugares e Paisagens (ProLUGAR/UFRJ). Lidera o Núcleo de Interações, Diálogos e Observações das Infâncias e Espacialidades (Nido).

Paulo Afonso Rheingantz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorado no City and Regional Planning Department, California Polytechnic State University, San Luis Obispo. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ. Lidera o grupo de pesquisa Lugares e Paisagens (ProLUGAR/UFRJ).

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Publicado
07-03-2024
Seção
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