Acessibilização, inclusão e a reinvenção da escola
Resumo
Trata-se de uma entrevista com um professor francês, titular da cátedra Acessibilidade no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), em Paris (França), onde é chefe do departamento de pesquisa e membro da Unidade de Pesquisa Sociétés, Acteurs, Gouvernement en Europe, na Universidade de Estrasburgo. Ele atua junto a OCDE, Comissão Europeia e Agência Europeia e tem como pauta de pesquisas: Educação Especial, Inclusão Escolar, Acessibilidade, Financiamento, Avaliação da Qualidade da Educação e Vida Pós-Escola, sendo esses os assuntos tratados na entrevista.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, [1970] 2014.
BRUMAUD, F. La pauvreté comme handicap. [Fontaine]: Pug et Uga Éditions, 2022. (Collection Handicap, Vieillissement, Société).
DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. Tradução de Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes,1999.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). A OCDE e o Brasil: uma relação mutuamente benéfica. [S. d.]. Disponível em: <https://www.oecd.org/latin-america/paises/brasil-portugues>. Acesso em: 12 mar. 2023.
TEMPOS modernos (Título original: Modern times). Direção, produção: Charlie Chaplin. Intérpretes: Charlie Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman, Stanley Sandford, Chester Conklin. Fotografia: Ira H. Morgan e Roland Totheroh. Estreia: 5 de fevereiro de 1936. [Los Angeles]: United Artists, 1936. (87 min), semimudo, preto e branco.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.