Formação do professor da educação básica para atuar no atendimento educacional em ambientes hospitalar e domiciliar: uma construção plural
Resumo
Cursos de especialização lato sensu são fundamentais para a formação continuada de professores, e, conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, os conhecimentos interativos e interdisciplinares têm se tornado essenciais. É apresentado o panorama geral do Curso de Especialização em Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em parceria com o Ministério da Educação, em 2022 e 2023, com 500 vagas para professores da educação básica de todo Brasil. Para descrever e analisar o processo formativo oferecido pela UFMS, as informações sobre o curso foram coletadas no projeto político e os dados dos cursistas nos documentos anexados ao formulário de inscrição. Por meio de pesquisa bibliográfica, buscou-se debater a formação requerida para a atuação nos referidos ambientes. Conclui-se que o tema carece de constantes pesquisas e que são esparsas as oportunidades para formação de professores que pretendem atuar com crianças e adolescentes enfermos. O curso de especialização recebeu cursistas de todo o Brasil, salientando que a educação a distância pode proporcionar elos formativos em diferentes contextos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, jul./dez. 2003.
ALMEIDA, N. L. O.; MARROIG, R.; PINTO, V. R. R. Competências e habilidades do tutor virtual que influenciam na aprendizagem dos alunos. RPCA: Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Niterói, v. 8, n. 2, p. 144-166, abr./jun. 2014.
BARROS, A. S. S. Contribuições da educação profissional em saúde à formação para o trabalho em classes hospitalares. Cadernos Cedes, Campinas, v. 27, n. 73, p. 257-278, set./dez. 2007.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 out. 2001. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Seção 1, p. 1. Edição extra.
BRASIL. Lei nº 13.716, de 24 de setembro de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para assegurar atendimento educacional ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 set. 2018. Seção 1, p. 2.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Câmara de Educação Básica (CEB). Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 set. 2001. Seção 1E, p. 39.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília, DF: MEC/Seesp, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/Seesp, 2008.
FERNANDES, F. F.; SCHERER, S. Estar Junto Virtual Ampliado: movimentos na/para educação a distância. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, v. 7, n. 1, p. 10-28, jul. 2020.
FONSECA, E. S. A situação brasileira do atendimento pedagógico-educacional hospitalar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 117-129, jan./jun. 1999.
FONSECA, M.; FONSECA, D. M. A gestão acadêmica da pós-graduação lato sensu: o papel do coordenador para a qualidade dos cursos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 151-164, jan./mar. 2016.
GANEM, L. S.; SILVA, C. C. B. Ações do atendimento pedagógico domiciliar: possibilidades e desafios. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 25, n. 4, p. 587-602, out./dez. 2019.
LOCATELLI, C. A pós-graduação para os professores da educação básica: um estudo a partir dos planos estaduais de educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e70684, 2021.
LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. Contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica. Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 86-107, ago./dez. 2010.
MAGALHÃES, L. K. C.; AZEVEDO, L. C. S. S. Formação continuada e suas implicações: entre a lei e o trabalho docente. Cadernos Cedes, Campinas, v. 35, n. 95, p. 15-36, jan./abr. 2015.
MATO GROSSO DO SUL. Lei nº 4.621, de 22 de dezembro de 2014. Aprova o Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e dá outras providências. Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 26 dez. 2014. p. 6.
MATTAR, J. et al. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, e217439, 2020.
MEDEIROS, J. L. G. Atendimento educacional em ambiente hospitalar: princípios pedagógicos. Educação, Santa Maria, RS, v. 45, p. 1-20, 2020.
MEDEIROS, J. L. G.; GABARDO, A. A. Classe hospitalar: aspectos da relação professor-aluno em sala de aula de um hospital. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 67-79, jan./jun. 2004.
MENEZES, C. V. A.; TROJAN, R. M.; PAULA, E. M. A. T. O direito à educação no atendimento escolar hospitalar e domiciliar: inquietações conceituais e legais. Educação, Santa Maria, RS, v. 45, p. 1-25, 2020.
MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, out./dez. 2021.
OLIVEIRA, M. A. A.; SANTOS NETO, M. B. Pedagogia hospitalar: os principais desafios e o processo de ressignificação dos estigmas sociais. Revista Cocar, Belém, v. 19, n. 37, p. 1-20, 2023.
OLIVEIRA, P. R.; OESTERREICH, S. A.; ALMEIDA, V. L. Evasão na pós-graduação a distância: evidências de um estudo no interior do Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e165786, 2018.
PEIXOTO C. S. et al. Direitos da criança e adolescente hospitalizados à luz da gestão da clínica. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 35, p. 1-10, 2022.
ROLIM, C. L. A. Educação hospitalar: uma questão de direito. Actualidades Investigativas en Educación, San José, v. 19, n. 1, p. 1-19, jan./abr. 2019.
SAVIANI, D. A pós-graduação em Educação e a especificidade da pesquisa educacional. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, MG, v. 2, n. 4, p. 3-19, jan./abr. 2017.
SCHERER, S.; BRITO, G. S. Educação a distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, n. 4, p. 53-77, 2014. Edição especial.
TINÓS, L. M. S. et al. Revisão sistemática sobre a publicação científica brasileira na base de dados SciELO sobre pedagogia hospitalar. Debates em Educação, Maceió, v. 10, n. 20, p. 238-254, jan./abr. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS). Projeto pedagógico do curso de especialização em serviço de atendimento educacional em ambiente hospitalar e domiciliar – área de concentração: formação de professores e práticas pedagógicas. Campo Grande: Instituto de Biociências, 2022.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.










