Prática pedagógica freireana em classe hospitalar: diálogo entre cultura ribeirinha e tecnologias de informação e comunicação
Resumo
Vítimas de escalpelamento, decorrente de acidentes em pequenas embarcações na Amazônia paraense, que provocam a remoção brusca do couro cabeludo, são atendidas em uma classe hospitalar vinculada à Secretaria do Estado de Educação do Pará, com assessoria pedagógica do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), que atua no Espaço Acolher da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Baseado na pedagogia de Paulo Freire, esse atendimento utiliza tecnologias da informação e comunicação (TICs) relacionadas aos saberes, às linguagens e às práticas culturais de educandas ribeirinhas. A pesquisa-ação qualitativa foi realizada no Espaço Acolher e concluída em 2022. Por meio de revisão bibliográfica e de observação participativa, foram desenvolvidas dinâmicas pedagógicas que possibilitaram às educandas expressarem suas experiências culturais. Para a análise dos dados, fez-se uso da técnica de categorização temática. Entre os resultados, destacam-se a melhoria do processo de aprendizagem e o aumento da socialização, da comunicação e da autoestima das educandas, percebendo-se valorizadas como sujeitos de seu próprio conhecimento e história de vida.
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Referências
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