Desenvolvimento curricular para a garantia da aprendizagem de todos: reflexões em torno da supervisão pedagógica

Palavras-chave: desenvolvimento profissional, processo supervisivo, ensino-aprendizagem- avaliação

Resumo

Na reflexão teórica sobre os pressupostos da Supervisão Pedagógica para a garantia de uma educação inclusiva, encontramos o comprometimento com a aprendizagem de todos, no geral, e com os alunos em contexto de Atendimento Educacional Hospitalar (AEH), em particular. Desse modo, o estudo centra-se na
Supervisão Pedagógica como uma das estratégias de promoção de desenvolvimento curricular, incidindo em aspectos essenciais para o AEH. A partir de um olhar crítico e reflexivo, apoiado em ampla revisão da literatura, constrói-se uma argumentação que valoriza a Supervisão Pedagógica como ferramenta que promove a justiça social e a equidade na educação. Conclui-se que essa supervisão desempenha papel crucial na garantia da aprendizagem, inclusive no AEH e no trabalho pedagógico com alunos gravemente enfermos, reforçando seu potencial na construção de processos educativos mais inclusivos e, portanto, democráticos.

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Biografia do Autor

Louise Lima, Universidade do Porto (U. Porto)

doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (U.Porto), com pós-doutorado em Formação de Professores e Estudos Curriculares pelo Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona (ULusófona), é docente nessa instituição, na Faculdade de Ciências da U.Porto e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Destaca-se a proximidade com os contextos educativos por meio do trabalho de intervenção, consultoria e formação – o que justifica as áreas de interesse na Formação de Professores, Estudos Curriculares, Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico e Inclusão.

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Publicado
22-04-2025
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?