Precarização do trabalho docente da educação superior e os impactos na formação

  • Olgaíses Maués UFPA
  • Michele Souza UFPA

Abstract

A metamorfose do mundo do trabalho, decorrente da reestruturação produtiva do capital, se caracteriza pela instituição de um modelo mais flexível baseado nos princípios do toyotismo ( just in time, kaban, trabalhador polivalente, multifuncional), que leva  à  flexibilização da legislação trabalhista , das  formas contratuais, à precarização do trabalho.As mudanças ocorridas no mundo o trabalho levaram a uma intensificação cada vez maior das atividades laborais, além de um produtivismo exacerbado o que culmina em um estado permanente de precarização. Esse conjunto de elementos é determinante para a constituição de uma categoria profissional que tem no trabalho um fardo que o torna cada vez mais alienado e estranhado nessa sociedade capitalista.Nesse contexto, no qual o capitalismo encontra-se em profunda crise, o professor  vem perdendo gradativamente os direitos conquistados pelas lutas empreendidas pelos sindicatos e a profissão docente vive um período de desvalorização, perda de status social e achatamento salarial.O texto analisa algumas leis e os impactos que essas têm produzido sobre a formação e o trabalho do professor, estabelecendo de forma analítico-crítica as relações entre esses fatores (legislação-formação), procurando demonstrar que formação deve estar dentro de um quadro de valorização profissional.

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Published
29-12-2016
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