Requalificação e resistência: o que o Profletras nos diz de um futuro que já chegou
Abstract
A relação entre docência e conhecimento no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e de que modo ela pode indiciar processos mais amplos de transformação da profissão docente é discutida com base em dois conjuntos de dados: a) documentos normativos do Profletras; b) textos acadêmicos produzidos por alunos do programa. Os primeiros embasam uma discussão sobre a forma da pesquisa realizada pelos mestrandos; os segundos ilustram os efeitos desse modelo na constituição de padrões de escrita acadêmica. A condução do debate articula elementos da Análise do Discurso francesa com a proposta de “análise estrutural” de Michael Apple (1989). Destacam-se quatro observações sobre esse conjunto de dados: a) a interpelação do professor enquanto indivíduo pelo Programa; b) a obrigatoriedade da pesquisa sobre as próprias práticas ; c) a desautorização explícita do próprio saber na escrita dos professores; d) a instauração de resistências implícitas em seus textos. Conclui-se que o Programa, embora fundamental enquanto espaço de formação pela pesquisa, apresenta características contraditoriamente favoráveis a um modelo de formação pautado na separação entre concepção e execução do trabalho de ensino.Downloads
Download data is not yet available.
Published
27-06-2017
Section
points of view - What do other experts think?
These are the terms of this Copyright Notice:
- I declare that I permanently forfeit in favor of the National Institute of Educational Studies and Research (INEP) all rights related to:
-
- editing, publication, reproduction, and distribution of the work;
- publication through digital and electronic media;
- translation of the work to any language;
- updating, re-printing, adaptation, and compression of the work;
- uploading of work in the publishing platform of INEP;
- divulging complete or parts of work through the World Wide Web (internet), whether in Brazil or foreign countries;
- authorization of third parties to execute any of the acts mentioned before.
- I explicitly declare that I am solely responsible for the opinions expressed in the work, and its publication does not violate the rights of third parties.
- I declare that the nature of said work is one of pro bono publico and, as such, I forfeit the right to any compensation regarding ownership rights granted.
- I authorize spelling and grammatical review of the manuscript, provided that the content and opinions therein remain unchanged.