Transparência versus opacidade na educação em ciências: as imagens na física de partículas elementares

  • Henrique Silva UFSC
  • Jonathan Neto UFSC

Abstract

Imagens são frequentemente utilizadas na educação em ciências apenas como ferramentas de ensino, supondo uma transparência delas em relação aos sentidos e ao mundo. Apoiado em trabalhos dos campos da epistemologia, da história da ciência e da análise de discurso como referenciais, o estudo opõe a imagem como opacidade à imagem como transparência, destacando aspectos de suas condições de produção. Para verificar se a imagem aparece como representação ou como objeto construído, são empregadas noções como memória discursiva, intericonicidade e cultura material, para analisar dispersões, regularidades, deslocamentos e efeitos metafóricos entre imagens relativas às partículas elementares do campo da física, que dão visibilidade à sua materialidade histórica, ou seja, à sua opacidade. As imagens não são transparentes em relação aos conceitos nem em relação à realidade. Trabalhar imagens como opacidade, como objeto construído, possibilita práticas de ensino em que elas sejam tomadas como objetos de estudo.

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Published
28-12-2018
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