Currículo Nacional Comum: uma questão de qualidade?
Abstract
Nas políticas de currículo formuladas a partir da década de 1990, a melhoria da qualidade da educação no Brasil tem se mostrado frequentemente associada à constituição de um currículo nacional e comum para a educação básica e para a formação de professores. Busca-se explorar como, historicamente, a emergência de uma determinada noção de qualidade veio se associando a padrões e normas de desempenho que acabam por produzir quem devemos ser e o que devemos saber, nas posições de sujeito dos professores e dos estudantes da educação básica. As análises apresentadas consideram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) como documentos que, no tempo presente, reorganizam discursivamente certos critérios para a educação, normatizando práticas, conhecimentos e sujeitos. Nesse movimento, chama atenção como a noção de qualidade da educação se articula com outros enunciados que passam a assumir a centralidade na política do conhecimento oficial, regulando não apenas as possibilidades enunciativas acerca do currículo, como também dos materiais didáticos, das avaliações e da formação de professores.Downloads
Download data is not yet available.
Published
18-06-2019
Issue
Section
Focus - What's the question?
These are the terms of this Copyright Notice:
- I declare that I permanently forfeit in favor of the National Institute of Educational Studies and Research (INEP) all rights related to:
-
- editing, publication, reproduction, and distribution of the work;
- publication through digital and electronic media;
- translation of the work to any language;
- updating, re-printing, adaptation, and compression of the work;
- uploading of work in the publishing platform of INEP;
- divulging complete or parts of work through the World Wide Web (internet), whether in Brazil or foreign countries;
- authorization of third parties to execute any of the acts mentioned before.
- I explicitly declare that I am solely responsible for the opinions expressed in the work, and its publication does not violate the rights of third parties.
- I declare that the nature of said work is one of pro bono publico and, as such, I forfeit the right to any compensation regarding ownership rights granted.
- I authorize spelling and grammatical review of the manuscript, provided that the content and opinions therein remain unchanged.