External evaluation of schools in Portugal: between criticism and reforms

  • Paulo Bruno José Ferreira de Brito Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Abstract

PACHECO, José Augusto (Org.). Avaliação externa de escolas: quadro teórico/conceptual. Porto: Porto Editora, 2014. 248 p. (Coleção Educação e Formação).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo Bruno José Ferreira de Brito, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na linha de Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação, com bolsa pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), é professor da rede estadual de ensino de Pernambuco e integrante da Rede de Estudos em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (REPAE).

References

AFONSO, A. J. Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 53, p. 267-284, abr./jun. 2013.

AFONSO, A. J. El campo de las políticas de evaluación y accountability en educación: para una reflexión más densa. Profesorado: Revista de Curriculum y Formación de profesorado, Granada, v. 20, n. 3, p. 1-12, 2016.

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, out./dez. 2014.

SCHNEIDER, M. P.; RIBEIRO, E. R. O. Contornos do Estado avaliador no Brasil. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n. 78, p. 723-741, set./dez. 2020.

Published
27-12-2024