Pedagogical paradigms and how they shape the pedagogical act

  • Daniela Ferreira Universidade do Porto (U. Porto)

Abstract

Review of: TRINDADE, Rui; COSME, Ariana. Escola, educação e aprendizagem: desafios e respostas pedagógicas. Rio de Janeiro: Wak, 2010. 203 p.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniela Ferreira, Universidade do Porto (U. Porto)

Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP e consultora de escolas e municípios nas áreas da inclusão, da gestão curricular, da inovação pedagógica e da avaliação das aprendizagens.

References

AUBERT, A. et al. Aprendizagem dialógica na sociedade da informação. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2018.

BARROS, A. R. A. O profissional de educação em contexto hospitalar. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo) – Instituto Superior de Educação e Ciências, Lisboa, 2018.

BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BEHRENS, M. A.; RODRIGUES, D. G. Paradigma emergente: um novo desafio. Pedagogia em Ação, [Belo Horizonte], v. 6, n. 1, p. 51-64, 2014.

BRUNER, J. S. Cultura da educação. Lisboa: Edições 70, 2000.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CORTESÃO, L.; TORRES, M. A. Apesar de tudo... Que podemos nós, professores, fazer? Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2018.

COSME, A. Ser professor: a acção docente como uma acção de interlocução qualificada. Porto, Portugal: LivPsic, 2009.

COSME, A.; TRINDADE, R.; AQUINO, J. G. Prefácio: epistemologia, ensino e inovação. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, Portugal, n. 55, p. 7-11, 2019.

COVIC, A. N.; KANEMOTO, E.; PETRILLI, A. S. (Org.). Implicações do câncer da criança no processo de alfabetização. Curitiba: Appris, 2020.

FERNANDES, D. Avaliação das aprendizagens: reflectir, agir e transformar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO, 3., 2005, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Futuro Eventos, 2005. p. 65-78.

FERNANDES, D. Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: questões teóricas, práticas e metodológicas. Porto, Portugal, 2011. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/jspui/bitstream/10451/6988/1/Articula%C3%A7%C3%A3o%20Da%20Aprendizagem%2c%20Da%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20E%20Do%20Ensino.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2025.

FERREIRA, D. O sucesso educativo de crianças em acolhimento residencial, um inédito viável? 2020. Tese (Doutorado) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto [Portugal], 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 3. ed. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2018.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Fourth generation evaluation. Newbury Park, CA: Sage, 1989.

HOUSSAYE, J. Le triangle pédagogique ou comment comprendre la situation pédagogique. In: HOUSSAYE, J. (Ed.). La pédagogie: une encyclopédie pour aujourd’hui. Montrouge: ESF Éditeur, 1996. p. 3-24.

TRINDADE, R. Escola, poder e saber: a relação pedagógica em debate. Porto, Portugal: Livpsic, 2009.

TRINDADE, R.; COSME, A. Instruir, aprender ou comunicar: reflexão sobre os fundamentos das opções pedagógicas perspetivadas a partir do ato de ensinar. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 50, p. 1031-1051, out./dez. 2016.

Published
13-05-2025