Care pathways: cartographies in hospital educational support

  • Eloiza Cristiane Torres Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Abstract

Review of: LIMA, Angélica Macedo Lozano. Ensaio sobre o conceito lugar: cartografias narradas no tempo-espaço da classe hospitalar. Almirante Tamandaré, PR: Editora da Autora, 2022. Ebook <https://www.amazon.com.br/Ensaiosobre-conceito-lugar-Cartografias-ebook/dp/B09Z78V11L>

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Eloiza Cristiane Torres, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e estágio na Universitá degli Studi di Genova-Italia (UniGe.it), é professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), lecionando na graduação e no mestrado/doutorado, e coordenadora da Especialização em Ensino de Geografia. Atua principalmente com educação ambiental, educação especial e ensino de Geografia (Geografia da infância).

References

CECCIM, R. B. Aspectos cognitivos, pragmáticos e afetivos da presença da pedagogia e licenciaturas no atendimento de crianças hospitalizadas. In: LIMA, A. M. L. Ensaio sobre o conceito lugar: cartografias narradas no tempo-espaço da Classe Hospitalar. Almirante Tamandaré, PR: Editora da Autora, 2022. Prefácio, p. 9-15.

CUNHA, C. C.; ANTONELLO, I. T. Cartografia social e mapas afetivos: uma proposta metodológica para as políticas sociais. Geographia Opportuno Tempore, Londrina, v. 9, n. 2, e48840, 2023.

DARDEL. E. L’homme et la terre: nature de la réalité geographique. Paris: Editions du Comité des Travaux Historiques et Scientifiques, 1990.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Editora 34, 1997. v. 5.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Editora 34, 2009. v. 2.

HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

HAESBAERT, R. Território e multiterritorialidade: um debate. GEOgraphia, Niterói, v. 9, n. 17, p. 19-46, fev. 2007.

KOZEL, S. Mapas mentais: uma forma de linguagem: perspectivas metodológicas. In: KOZEL, S; SILVA, J. C; GIL FILHO, S. F. (Org.). Da percepção e cognição à representação: reconstruções teóricas da geografia cultural e humanista. São Paulo: Terceira margem; Curitiba: NEER, 2007. p. 114-138. LIMA, A. M. L. Classe hospitalar: do território ao lugar em tempos e espaços educacionais. 2018. 254 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Departamento de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, Guarulhos, SP, 2018.

MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

TUAN, Y. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

ZOURABICHVILI, F. O vocabulário de Deleuze. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

Published
13-05-2025