Tecnologias de informação e comunicação no ensino superior: ruptura com o modelo tradicional de ensino ou fetichismo tecnológico?
Resumo
A inovação pedagógica no ensino superior é anunciada como paradigma novo e o uso das tecnologias de informação e comunicação emerge como necessidade de modernização, porém utilizar tecnologias, por si só, não muda o sentido da aula. No que se refere ao fetichismo tecnológico, essa visão apresenta as tecnologias como resultado de opções técnicas, ocultando as relações sociais que as constituem em sua essência. A incorporação de novas tecnologias no ensino superior não pressupõe necessariamente novas práticas pedagógicas ou práticas inovadoras. Entretanto, a inovação no trabalho docente com a construção de novas práticas pedagógicas pode ocorrer, desde que a utilização de tecnologias de informação e comunicação esteja alicerçada em novas concepções de conhecimento, de docência e de aluno, modificando o conjunto de elementos que constituem o processo de ensinoaprendizagem tradicional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
18-06-2019
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.