A formação de professores na revista Em Aberto de 1981 a 2020
Resumo
Artigo de revisão sobre “formação de professores”, a partir de pesquisa bibliográfica no acervo digital na revista Em Aberto, no período de 1981 a 2020. Foram identificados oito números temáticos, contendo 45 artigos e, em números que trataram de outros temas, 44, totalizando 89 textos. A análise dos números dedicados à formação de professores permitiu identificar três tendências de abordagem: formação, identidade e profissionalização docente; políticas de formação de professores; e formação de professores em/para contextos diversos. No conjunto de artigos, destaca-se a mudança da nomenclatura: de preparação de recursos humanos para a educação passando para formação de profissionais da educação ou simplesmente formação de professores. Os textos analisados representam uma amostra do debate sobre qualificação profissional, em interface com questões sobre carreira, salário e organização política docente, evidenciando o amadurecimento do próprio campo da Educação nos últimos 40 anos.
Downloads
Referências
ALVES, R. O preparo do educador. Em Aberto, Brasília, DF, v. 1, n. 8, p. 22-30, ago. 1982.
ARAÚJO FILHO, L. S. O professor: formação, carreira/salário e organização política: reflexões por uma organização politicamente competente. Em Aberto, Brasília, v. 6, n. 34, p. 1-10, abr./jun. 1987.
BARBOSA, M. V.; FERNANDES, N. A. M. Políticas públicas para formação de professores e seus impactos na educação básica. Em Aberto, Brasília, DF, v. 30, n. 98, p. 15-20, jan./abr. 2017a. Seção Apresentação.
BARBOSA, M. V.; FERNANDES, N. A. M. Políticas públicas para formação de professores: Pibid, mestrados profissionais e Pnem. Em Aberto, Brasília, DF, v. 30, n. 98, p. 23-39, jan./abr. 2017b. Seção Enfoque.
BRANDÃO, C. R. Os professores leigos. Em Aberto, Brasília, DF, v. 5, n. 32, p. 13-15, out./dez. 1986.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Síntese do Seminário sobre Formação do Professor Leigo. Recife, 1985. mimeo.
CALAZANS, M. J. C. A escola na integração sociedade civil/Estado: um fórum para encaminhamento das lutas dos professores. Em Aberto, Brasília, DF, v. 6, n. 34, p. 17-24, abr./jun. 1987.
CARVALHO, A. M. P. Reformas nas licenciaturas: a necessidade de uma mudança de paradigma mais do que de mudança curricular. Em Aberto, Brasília, DF, v. 12, n. 54, p. 51-63, abr./jun. 1992.
CANDAU, V. M. F. A formação de educadores: uma perspectiva multidimensional. Em Aberto, Brasília, DF, v. 1, n. 8, p. 19-21, ago. 1982.
DEMO, P. Formação de formadores básicos. Em Aberto, Brasília, DF, v. 12, n. 54, p. 23-42, abr./jun. 1992.
EM ABERTO. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 1981- . Todos os números disponíveis em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto. Acesso em: 30 dez. 2021.
FREITAS, L. C. Em direção a uma política para a formação de professores. Em Aberto, Brasília, DF, v. 12, n. 54, p. 3-22, abr./jun. 1992.
GADOTTI, M. A questão da educação e a formação do educador: aprendendo com a minha própria história. Em Aberto, Brasília, DF, v. 6, n. 34, p. 25-39, abr./jun. 1987.
GADOTTI, M. Elementos para a crítica da questão da especificidade da educação. Em Aberto, Brasília, DF, v. 3, n. 22, p. 21-30, jul./ago. 1984.
GATTI, B. A. Sobre a formação de professores para o 1º e 2º graus. Em Aberto, Brasília, DF, v. 6, n. 34, p. 11-15, abr./jun. 1987.
GRUPIONI, L. D. B. Apresentação. Em Aberto, Brasília, DF, v. 20, n. 76, p. 7-11, fev. 2003.
HAIDAR, M. L. M. Natureza e especificidade da educação: subsídio para a reformulação dos cursos de preparação de recursos humanos para a educação. Em Aberto, Brasília, DF, v. 3, n. 22, p. 15-20, jul./ago. 1984.
INEP discute natureza e especificidade da educação. Em Aberto, Brasília, DF, v. 3, n. 22, jul./ago. 1984. Seção Painel, quarta capa. Disponível em: http://http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/1895/1634. Acesso em: 30 dez. 2021.
MARQUES, M. O. A reconstrução dos cursos de formação do profissional da educação. Em Aberto, Brasília, DF, v. 12, n. 54, p. 43-63, abr./jun. 1992.
MELLO, G. N.; MAIA, E. M.; BRITTO, V. M. V. As atuais condições de formação do professor de 1º grau: algumas reflexões e hipóteses de investigação. Em Aberto, Brasília, DF, v. 1, n. 8, p. 1-11, ago. 1982.
PICANÇO, I. S. Alguns elementos para discussão sobre o professor leigo no ensino brasileiro. Em Aberto, Brasília, v. 5, n. 32, p. 9-12, out./dez. 1986.
RIBEIRO, M. Formação unificada do profissional de ensino: uma proposta da Faculdade de Educação da Universidade do Amazonas. Em Aberto, Brasília, v. 12, n. 54, p. 65-73, abr./jun. 1992.
SAVIANI, D. Uma estratégia para a reformulação dos cursos de pedagogia e licenciatura: formar o especialista e o professor no educador. Em Aberto, Brasília, v. 1, n. 8, p. 13-17, ago. 1982.
SILVA, J. I. A natureza e a especificidade da educação: subsídios para uma reflexão sobre a formação do educador. Em Aberto, Brasília, v. 3, n. 22, p. 7-13, jul./ago. 1984.
SOMMER, L. H. Apresentação. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 11-14, nov. 2010.
STAHL, M. M. Reflexões sobre a formação do professor leigo. Em Aberto, Brasília, v. 5, n. 32, p. 17-25, out./dez. 1986.
WARDE, M. J. O professor leigo. Até quando? Em Aberto, Brasília, v. 5, n. 32, p. 1-8, out./dez. 1986.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.