Políticas de responsabilização nos sistemas educacionais do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte

  • Wirla Risany Lima Carvalho Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Lucinete Marques Lima Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Luisa Xavier de Oliveira Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Iasmin da Costa Marinho Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Palavras-chave: accountability educacional; avaliação externa; responsabilização; sistemas estaduais de avaliação.

Resumo

No Brasil, a accountability educacional está associada a movimentos reformistas de controle de eficácia e eficiência nas instituições públicas. Em 1990, foi criado o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e, em 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) surgiu para ser indicador de qualidade desse nível de ensino, favorecendo contratos de gestão entre os entes federados e as instituições públicas. Desse fato resultou que várias unidades federadas criaram sistemas próprios de avaliação. Para analisar as políticas de responsabilização associadas à accountability educacional, foram consideradas as normativas, os modelos implementados e as relações com a avaliação externa e a prestação de contas. Conclui-se que o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama), criado em 2019, e o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), criado em 2011, têm modelos fortes de responsabilização, com repercussões sobre currículo, formação, premiação, orientações e transferência de recursos. O Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (Simais), do Rio Grande do Norte, criado em 2016, apresenta forma branda de responsabilização, com repercussões sobre currículo, formação e premiação.

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Biografia do Autor

Wirla Risany Lima Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na área de Avaliação Educacional, é professora adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), secretária da Associação Francofone de Pesquisa Científica em Educação (Afirse – Seção Brasileira) e integrante da Rede de Pesquisa em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (Repaea). Também participa dos grupos de pesquisa: Formação de Professores na Perspectiva Histórico-Cultural (Formar/UFPI), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (Nuppege/UFPI) e Grupo de Pesquisa em Avaliação da Aprendizagem (GPAp) da UFC.

Lucinete Marques Lima, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Marília), é professora associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com vínculo no Departamento de Educação, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Pesquisa História e Política Educacional, e integrante da Rede de Pesquisa em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (Repaea). Atualmente, é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da Associação Nacional de Política e Administração em Educação (Anpae), e coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Maranhão.

Luisa Xavier de Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é professora associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pesquisadora nos grupos de pesquisa: Laboratório de Analítica, Tecnologia Educacional e Software Livre (Lates/Uece) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (Nuppege/UFPI). Atualmente, é subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPged/UFPI), na linha de pesquisa Políticas Educacionais e Gestão da Educação, e integrante da Rede de Pesquisa em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (Repaea).

Iasmin da Costa Marinho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), é professora adjunta da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Uece, e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPega/Uece).

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Publicado
27-12-2024