Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestras (América Latina, 1870-1930)
Resumo
Objetiva subsidiar teoricamente o debate sobre o processo de feminização da docência na escola de primeiro grau, na A mérica Latina, entre os anos de 1870 a 1930. Discute a relação entre afeminização da docência, a constituição e expansão dos sistemas educativos nacionais, e a elaboração e difusão de diversos tipos de identidade (especialmente identidades de género e identidade nacional). Sua organização está baseada em "palavras-chave " (key-words), vinculadas à problemática da feminização: diferença sexual, divisão sexual do trabalho, público e privado, Estado educador, educação feminina, profissão docente, formação docente e feminização da docência.
Résumé
Cet article se propose de contribuer avec certains apports theóriques aux débats sur le procès de féminisation de la profession enseignante dans l'école primaire des pays latino-américains entre 1870 et 1930. On discute les relations entre la féminisation du corps enseignant, la constitution et expansion des systèmes de l'education nationale et l'elaboration et diffusion de différentes identités (en particulier des identités de genre et de nationalité). Le texte est organisé autour de "mots-clef" directement lies à la problématique de la féminisation, teis que différence sexuelle, división sexuelle du travail, public et prive, État enseignant, éducation féminine, profession enseignante, formation des maîtres et féminisation du corps enseignant.
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