Sócrates não gostava do método de Estudo de Casos: por que você gostaria?
Resumo
O método de estudo de caso visa desenvolver o rico conhecimento do contexto, do envolvimento e da experiência necessários para se tornar um especialista. Por este motivo, o método é mais eficiente como um instrumento de aprendizagem do que métodos didáticos voltados para a teoria de Sócrates-Platão baseada em regras. Neste artigo argumentamos que somente o conhecimento detalhado de casos torna possível a ascensão de principiante para especialista. A teoria é, geralmente, importante para a educação profissional e prática, mas se as pessoas fossem treinadas exclusivamente através de regras e conhecimentos independentemente do contexto, elas sempre seriam principiantes — saberiam somente as respostas dos livros e funcionariam como computadores ou como burocratas, mecanicamente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-06-1993
Como Citar
FLYVBJERG, B. Sócrates não gostava do método de Estudo de Casos: por que você gostaria?. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 74, n. 177, 1 jun. 1993.
Edição
Seção
Traduções
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.