Ensaios para a construção de uma ciência pedagógica brasileira: o Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937)
Resumo
Discute, a partir da análise das práticas de formação docente organizadas no Instituto de Educação do Distrito Federal, durante a direção de Manoel Bergstrõm Lourenço Filho, e sob a administração de Anísio Teixeira, da Instrução Pública/Departamento de Educação (1932 a 1937), como a Escola de Professores funcionou como campo de pesquisa e local de produção de uma ciência pedagógica brasileira. Abstract This article intents to discuss how the Instituto de Educação do Distrito Federal, during Manoel Bergstrõm Lourenço Filho direction, and under Anísio Teixeira administration of Instrução Pública/Departamento de Educação (1932-1937), worked as a research field to produce a Brazilian pedagogical science. Résumé Cet article veut analyser comment l 'Instituto de Educação do Distrito Federal, pendant la direction Manoel Bergstrõm Lourenço Filho, et sous l'administration Anísio Teixeira de l'Instrução Pública/Departamento de Educação (1932-1937), a fonctionné comme un champ d'investigation pour produire une science pédagogique brésilienne. Resumen Al estudiar las prácticas de formación docente del Instituto de Educação do Distrito Federal, de los años 1932 a 1937, durante la dirección de Manoel Bergstróm Lourenço Filho y bajo la administración de Anísio Teixeira de Ia Instrução Pública/ Departamento de Educação, el presente artículo pretende discutir de que forma Ia Escuela ha funcionado como campo de investigación y local de producción de una ciencia pedagógica brasileña.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-01-1996
Como Citar
VIDAL, D. Ensaios para a construção de uma ciência pedagógica brasileira: o Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 77, n. 185, 1 jan. 1996.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.