Entre o ideal e o usual: a Didática Mínima de Rafael Grisi
Resumo
Com o objetivo de contribuir para a compreensão do processo histórico de constituição da Didática como campo de conhecimento e disciplina acadêmico-científica, no caso brasileiro, apresentam-se, neste artigo, os resultados da análise dos aspectos constitutivos da configuração textual de Didática Mínima (1952), de Rafael Grisi (1909-1998), os quais permitiram compreender o lugar do livro nesse processo histórico e as razões pelas quais pode ser considerado representativo de um importante momento de constituição da Didática enquanto campo de conhecimento e disciplina acadêmico-científica, que se caracteriza pela permanência do caráter técnico, instrumental e normativo da Didática, o qual passa a ser questionado a partir dos anos de 1980. Palavras-chave: didática; formação de professores; história da educação; Rafael Grisi. Abstract This text aims to present the results of an investigation carried out with the objective of analyzing the book Didática mínima (1952), written by Rafael Grisi (1909-1998), in order to understand its function on the historical process of the constitution of Didactics in Brazil and based upon the hypothesis that this book may be considered representative of that technical, instrumental and normative character, which is discussed since the 80's. Keywords: didactics; teachers' formation; history of education; Rafael Grisi.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-12-2001
Como Citar
MORTATTI, M. Entre o ideal e o usual: a Didática Mínima de Rafael Grisi. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 82, n. 200-01-02, 1 dez. 2001.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.