Entre o ideal e o usual: a Didática Mínima de Rafael Grisi
Resumen
Com o objetivo de contribuir para a compreensão do processo histórico de constituição da Didática como campo de conhecimento e disciplina acadêmico-científica, no caso brasileiro, apresentam-se, neste artigo, os resultados da análise dos aspectos constitutivos da configuração textual de Didática Mínima (1952), de Rafael Grisi (1909-1998), os quais permitiram compreender o lugar do livro nesse processo histórico e as razões pelas quais pode ser considerado representativo de um importante momento de constituição da Didática enquanto campo de conhecimento e disciplina acadêmico-científica, que se caracteriza pela permanência do caráter técnico, instrumental e normativo da Didática, o qual passa a ser questionado a partir dos anos de 1980. Palavras-chave: didática; formação de professores; história da educação; Rafael Grisi. Abstract This text aims to present the results of an investigation carried out with the objective of analyzing the book Didática mínima (1952), written by Rafael Grisi (1909-1998), in order to understand its function on the historical process of the constitution of Didactics in Brazil and based upon the hypothesis that this book may be considered representative of that technical, instrumental and normative character, which is discussed since the 80's. Keywords: didactics; teachers' formation; history of education; Rafael Grisi.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2001
Cómo citar
MORTATTI, M. Entre o ideal e o usual: a Didática Mínima de Rafael Grisi. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 82, n. 200-01-02, 1 dic. 2001.
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.