A formação do professor na modalidade a distância: (des)construindo metanarrativas e metáforas
Resumo
A discussão sobre a formação do professor ganha novos contornos, hoje, ao ser associada à modalidade de educação a distância. Por quê? Inicialmente, nos propomos analisar práticas discursivas hegemônicas de mudanças na ação pedagógica e de (re)significação da mesma em relação à formação do professor, ao gerenciamento da escola e ao uso das novas tecnologias. Neste movimento inserem-se as propostas de formação e treinamento a distância, em expansão acelerada a partir do final da década de 90. O que nos propomos, num segundo momento, é analisar, no percurso da experiência do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (Nead) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na formação de professores, algumas "práticas" consideradas como explicativas da sua consolidação, no sentido de (res)significarmos discursos sobre a formação do professor. Palavras-chave: fomação de professores; educação a distância. Abstract The discussion about teachers' training has gained new outlines nowadays, when being associated with distance learning. Why is it so? Initially, we intend to analyze discursive hegemonic practices, which produce changes in pedagogical actions and of (re)signification of it in relation to teacher's training, to the school's management and to the use of new technologies. In this movement, it was included the formation and distance training propositions, which have grown extensively since the end of 90's. What we intend in a second stage is to analyze, on the basis of the experiment of the Open and Distance Education Group of the Federal University of Mato Grosso in teachers' training, some "practices" considered as explanatory of its consolidation, in the sense of (re)signifying discourses about teachers' training. Keywords: teachers' training; distance education.Downloads
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Publicado
01-12-2001
Como Citar
PRETI, O. A formação do professor na modalidade a distância: (des)construindo metanarrativas e metáforas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 82, n. 200-01-02, 1 dez. 2001.
Edição
Seção
Estudos
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